domingo, 10 de outubro de 2010

A POLIGAMIA NA CRIAÇÃO DE CANÁRIOS


Marcio Fernandes Juiz OBJO - Revista Brasil Ornitológica N.º 35

    A prática da poligamia na criação de canários vem de longa data, sendo raro encontrar hoje um criador que não a tenha praticado.
 
    Como a grande maioria das técnicas de manejo, ela apresenta vantagens e desvantagens.
 
           VANTAGENS: QUALIDADE - PADRONIZAÇÃO - LINHAGEM
 
     Como principal vantagem podemos citar a melhoria na qualidade da prole.
 
 É simples de explicar: se vamos fazer cinco casais de uma cor, vamos precisar de 5 fêmeas daquela cor. Mas não precisamos necessariamente usar 5 machos. Podemos classificá-los e usar apenas 2 ou 3 melhores, o que caracteriza a poligamia. 

Procedendo dessa forma vamos aumentar a chance de obter melhores filhotes. 

Também obteremos maior pradonização da prole. A tendência é a de filhotes mais homogêneos, melhorando significamente a possibilidade de formação de quartetos para os concursos.
 
                DESVANTAGENS: EXCESSIVA MANIPULAÇÃO
 
    Como principal desvantagem, temos o aumento da manipulação dos pássaros durante a criação. Será necessário circular o macho entre as gaiolas das fêmeas durante o período de reprodução, e uma atenção maior para que casos de infertilidade do macho sejam detectados o mais rapidamente possível. Falhas na movimentação dos machos poderão ocasionar uma maior percentagem de ovos não fertilizados.
 
             MANIPULAÇÃO: BIGAMIA - TRIGAMIA - POLIGAMIA
 
  A maior manipulação resulta da necessidade de trocar diariamente ( uma ou mais vezes ) o macho de gaiola. Em casos de poligamia, há necessidade de maior conhecimento por parte do criador para detectar quais as fêmeas estão no cio, acasalando-as somente neste período. Tão logo se complete a postura, pode-se retirar o macho, que se ocupará de outra fêmea.
 
  É evidente que há acréscimo no trabalho de manipulação, e maior necessidade de presença do tratador no criadouro, principalmente quanto este processo é adotado com gaiolas criadeiras convencionais.
 
              EQUIPAMENTO : GAIOLAS TRIPLEX / POLIGAMIA
 
   No caso da adoção das gaiolas triplex, próprias para o manejo de poligamia, a manipulação se simplifica consideravelmente, garantindo o sucesso do processo.
 
  As gaiolas triplex nada mais são do que gaiolas maiores que as criadeira comuns, com três compartimentos internos, onde são acomodados duas ou mais fêmeas e um macho.
 
 Coloca-se à disposição dois ou mais ninhos, sempre nas extremidades das gaiolas, e as fêmeas e o macho são soltos dentro da gaiola, sem as divisórias. O macho fica disponível para a gala das duas ou mais fêmeas todo o tempo. Na grande maioria das vezes, uma fêmea vai escolher um ninho e inicia a postura antes das outras e, tão
longe termine, é separada no seu compartimento. No espaço remanescente ficam o macho com as outras fêmeas. Completada a postura da fêmea seguinte, o macho pode permanecer separado no compartimento central ou até liberado para outro acasalamento.
 
  Quando os filhotes atingem a idade própria, serão separados no compartimento do meio, recolocando-se o macho para o reinicio do processo de gala da Segunda postura.
 
 Com os filhotes das fêmeas separadas no meio, teremos duas fêmeas a alimentá-los ao invés de uma só, o que é uma vantagem adicional do processo.
 
                CONCLUSÃO: AS VANTAGENS COMPENSAM !
 
As gaiolas triplex proporcionam maior segurança e conforto no manejo dos processos de poligamia, reduzindo a manipulação excessiva dos machos, principal desvantagem  da técnica. A utilização das gaiolas triplex reduz a quantidade de ovos brancos na reprodução pela diminuição no manuseio dos machos. Reduz significamente o stress    que esta movimentação causa as aves.
 
 O resultado é o acréscimo da produtividade, aumentando-se a média de filhotes por  casal, com todas as vantagens de acréscimo de qualidade, padronização e fixação de linhagens. As dimensões das gaiolas triplex também favorecem a melhor utilização dos espaços disponíveis, permitindo mais casais por metro quadrado de área disponível no canaril.


Retirado do site: criadouro kakapo

Nenhum comentário:

Postar um comentário